Gastronomia

Cabo Verde oferece uma variada escolha gastronómica de produtos do mar. Escusado será dizer que a oferta a nívelde peixes e mariscos é a mais variada possível. Lagosta, perceves, lapa, búzio, sem esquecer as nossas "bafas", fazem as delícias dos apreciadores de mariscos.

O atum fresco, cozinhado em caldeirada, cebolada ou simplesmente grelhado é uma excelente aposta. A base da cozinha popular caboverdiana é o milho que, preparado de diferentes maneiraa, acompanha , normalmente a carne de porco, o feijão , a mandioca e a batata-doce. O mais conhecido e apreciado prato é a "cachupa"- a receita nacional , emblemática de Cabo Verde. Não esquecer o xerém, o cuzcuz e os pastéis de milho. Recomenda se também o potente e famoso grogue nacional e os licores caseiros.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fogo

Começando pelo djigoti, feito com carne de porco, couve e mandioca ou, então, pela djagacida, confeccionada co fijão, farinha de milho e toucinho ou longuiça. Continui o repasto com pudim de café ou doce da papaia- ou, ainda, com doce de batata-doce e abóbora. Acompanhe a refeiçáo com vinho branco do Fogo fresquinho. Para rematar sai um café da ilha...
Djagacida

Pudim-de-café

Receita de doce de papaia



Ingredientes:
Papaia
Açúcar
1 Limão
Água

Preparação:
Descasca-se a papaia, lava-se e tirar as sementes. Pesar e usar a mesma quantidade em açúcar. Escalda-se com água a ferver e corta-se fininha. Mistura-se com o açúcar, a casca do limão ralada e um pouco de água para dissolver o açúcar. Leva-se ao lume e ferve até fazer estrada no fundo do tacho. Guarda-se em taças.

Nota: Pode-se deixar queimar ligeiramente, pois fica mais gostoso. E polvilhar com um pouco de canela.

Bom Apetite!!
                                                                 Doce de batata-doce
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário