Gastronomia

Cabo Verde oferece uma variada escolha gastronómica de produtos do mar. Escusado será dizer que a oferta a nívelde peixes e mariscos é a mais variada possível. Lagosta, perceves, lapa, búzio, sem esquecer as nossas "bafas", fazem as delícias dos apreciadores de mariscos.

O atum fresco, cozinhado em caldeirada, cebolada ou simplesmente grelhado é uma excelente aposta. A base da cozinha popular caboverdiana é o milho que, preparado de diferentes maneiraa, acompanha , normalmente a carne de porco, o feijão , a mandioca e a batata-doce. O mais conhecido e apreciado prato é a "cachupa"- a receita nacional , emblemática de Cabo Verde. Não esquecer o xerém, o cuzcuz e os pastéis de milho. Recomenda se também o potente e famoso grogue nacional e os licores caseiros.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Santo Antão

A gastronomia da ilha é muito variada, tanto em pratos com peixes, como de carne. Uma das receitas tradicionais mais apreciadas é caldeirada de cabrito com feijáo.A doçaria também é rica , esperimente o bolo de mel. E sobretudo não deixe de provar o grogue local, considerado o melhor de todo arquipélago.

              Receitas - Bolo de mel

   Ingredientes:

1 xícara de mel
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher das de sobremesa do fermento em pó
1 limão( raspa)
2 ovos


Preparação:

Derrete-se a manteiga e bate se com mel. Acrecentam - se as gemas e no fim a farinha com as claras batidas em castelo, onde se deitou a raspa de limão. Deita - se numa forma untada com manteiga e vai a cozer ao forno.

São vicente

O caldo de peixe com batata-doce, banana verde e mandioca ou, então o guisado de perceves e moreira frita com molho de escabeche são as delicias da ilha...


                                      Receita- Caldo de peixe


Ingredientes:
  • peixes, picados, e limpos. 
  • cebola,  cenoura e  talo de salsão (aipo)
  • vinho branco 
  • grãos de pimenta-do-reino
  • folhas de louro
  • Suco de  limão 
  • litros de água 
  • Banana verde
  • batata-doce
  • mandioca

Preparação:

Corte a espinha e as sobras em pequenos pedaços. Limpe-os e deixe de molho em água fria com sal por 10 minutos, Escorra-os e coloque-os em uma panela.
Corte os legumes em pedaços uniformes e coloque-os na panela com os outros ingredientes.
Despeje o caldo com uma concha numa peneira fina sobre uma tigela. Pressione os alimentos sólidos com a concha para extrair todo o líquido.

Boa apetite...



                

São Nicolau

A especialidade gastronómica da ilha é o modje-guisado de cabrito capado com batata, cebola, cerias e arroz. O peixe e o marisco( lagosta) são a base da dieta da ilha. O grogue de São Nicolau( tal como o de Sãnto Antão) e o atum enlatado é de grande qualidade.



Sal

Nesta ilha tem famosos pratos de peixe "serra" e atum e mariscada...maravilhosos...


                                                                            

Boavista

Um dos pratos mais afamados da Ilha da Boavista é a canja de cabrito capado, ou então, a botchada, cozinhado de bucho de carneiro.
E um dos doces mais apreciados na ilha é a da támara.

                                               Canja de capado

                               Receitas - doce de tâmara
ingredientes:

300g de açucar
1 xicara de (chá) de água
300g de tâmara
1 coco fresco médio ralado
2 latas de leite condensado


Preparação:

Afervente as tâmaras na água com açucar, até que fiquem macios.

Escorra- as e passe no liquidificador, coloque a massa em uma panela, acrescente o coco ralado e o leite condensado e leve ao fogo até soltar da panela e passe para um prato, deixe esfriar, modele os docinhos e deixe secar por 12 horas.

Maio

Os pratos de carne são famosos nesta ilha.O caldo de peixe à moda da ilha e o bife de atum também são pratos tradicionais, bem como  receitas com lagosta e outros mariscos.
A tchassina, carne de cabra salgada, acompanhada de cachupa é uma receita tradicional muito apreciada, assim como as feijoadas e guisados de cabrito com xerém.

                                  Caldo de peixe à moda da ilha


                                                  Xerém

Santiago

Um dos principais pratos de ilha de Santiago é a famosa cachupa, embora é cumum em todas as ilhas. São dois tipos de cachupa existente em cabo Verde, a rica e a pobre. Na cachupa pobre, no lugar da carne, utiliza-se peixe, que em Cabo Verde possui um custo menor em relação à carne. A cachupa pode ser degostada tanto em caldo como em guisada.
Temos o cucuz, que pode ser tanto de farinha de milho como de trigo que depois é servida com leite de vaca.

                         Receita - cachupa

Ingredientes:

  • Milho
  • Favona
  • Feijão-pedra (feijão-vermelho)
  • Água
  • Toucinho
  • Cebolas
  • Alho
  • Chouriço
  • Couve
  • Entrecosto de porco 
  • Batata doce
  • Abóbora 
  • Carne de porco
  • Sal qd

Preparação:

O milho é preparado num pilão de madeira.Põe-se em água a cozer a favona, o feijão-pedra, o toucinho, as cebolas, os dentes de alhos picados, o chouriço e o carne de porco. Quando o milho estiver quase cozido, mete-se o entrecosto, a couve cortada aos bocadose a abóbora.
Juntam-se as batatas doces, que são cozidas à parte. É preciso verificar para que o caldo não seque. Fica com bastante molho. Serve-se em pratos fundos.

Cachupa


                                                  O cucuz

Fogo

Começando pelo djigoti, feito com carne de porco, couve e mandioca ou, então, pela djagacida, confeccionada co fijão, farinha de milho e toucinho ou longuiça. Continui o repasto com pudim de café ou doce da papaia- ou, ainda, com doce de batata-doce e abóbora. Acompanhe a refeiçáo com vinho branco do Fogo fresquinho. Para rematar sai um café da ilha...
Djagacida

Pudim-de-café

Receita de doce de papaia



Ingredientes:
Papaia
Açúcar
1 Limão
Água

Preparação:
Descasca-se a papaia, lava-se e tirar as sementes. Pesar e usar a mesma quantidade em açúcar. Escalda-se com água a ferver e corta-se fininha. Mistura-se com o açúcar, a casca do limão ralada e um pouco de água para dissolver o açúcar. Leva-se ao lume e ferve até fazer estrada no fundo do tacho. Guarda-se em taças.

Nota: Pode-se deixar queimar ligeiramente, pois fica mais gostoso. E polvilhar com um pouco de canela.

Bom Apetite!!
                                                                 Doce de batata-doce
   

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Brava

Os pratos tradicionais da ilha da Brava são o xerém com capa e a djagacida.O doce típico da Brava  é o "pie"(torta) de manga e abóbora.
Torta de abóbora

Torta de abóbora